segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Folclore: sabedoria popular

No Brasil é comemorado o dia do folclore em 22 de agosto, data criada em 1965 através de um decreto federal.

O que é Folclore?
O folclore são mitos e lendas transmitidas de geração para geração. Alguns nascem da imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

MITOS E LENDAS - PERSONAGENS DO FOLCLORE
SACI PERERÊ
O divertido menino ede uma perna só está sempre em busca de traquinagens, enquanto anda com seu cachimbo e seu gorro vermelho. Quando algo aparece sem motivo pode ser uma traquinagem do menino. Para acabar com a bagunça é preciso esconder o gorro vermelho ou dar um nó num montinho de palha, isso deixa o menino com vontade de fazer xixi e ele acaba devolvendo as coisas.


BOTO COR-DE -ROSA

Segundo a lenda, o boto é um homem bonito e charmoso, que conquista as moças à primeira vista. Encantadas, elas se apaixonam e vivem esse amor de apenas um dia, já que, antes do nascer do slo, ele se transforma novamente em boto e some no rio Amazonas.

IARA
Rainha das águas, ela é uma entidade metade mulher, metade peixe. Dona de uma voz hipnotizante, atrai os homens com seu canto e os leva para o fundo dos rios e mares, de onde eles nunca mais voltam.

BRUXA

A bruxa é uma velha horrorosa, alta, nariguda com cabelos despenteados. Gosta de fazer poções mágicas e encantamentos que fervem em seu grande caldeirão. É misteriosa e anda pela noite montada em sua vassoura, amedontrando criancinhas que não querem dormir. Também é conhecida como cuca.

BOITATÁ

É uma cobra de fogo com olhos luminosos que aparece à noite nos pastos e assusta a todos. Dizem que ela sobreviveu a um dilúvio escondida embaixo da terra e, por isso, não aguenta ficar exposta à luz do sol.

4 comentários:

  1. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático BETO CARRERO WORLD em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
    vou divulgar este maravilhoso blog

    ResponderExcluir
  2. Parabéns me ajudou bastante brigada . Pois como tenho 10 anos na minha escolas costumam dar trabalhos desse tipo. Eu e minha mãe estamos parabenisando você e o seu blog pois esse sim é otimo Amamos mesmo de coração

    Bjokas pra vc!!

    Ass: Carol (filha)& Magda (mãe)

    ResponderExcluir
  3. e ate que é legal mais não encontrei tudo que queria
    mais fazer oque? mais e bem criativo!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.