domingo, 21 de março de 2010

Dia Mundial da água




História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Fonte: suapesquisa.com

Atividades

1º Leia ou conte em forma de história com fantoches A HISTÓRIA DA ÁGUA, depois converse com eles sobre o uso correto da água.


2º Faça a brincadeira águamóvel, onde divide-se os grupos com copos e garrafas de um lado ficam os copos e do outro as garrafas as crianças devem levar a água até a garrafa sem disperdiça-la e quem encher a garrafa primeiro vence a brincadeira.


3º Faça um painel de uma gota gigante e peça para que as crianças desenhem, para os pequenos de a máscaras para os maiores que já escrevem peçam que escrevam sua idéia em pequenas gotas pode ser informações, ações, poemas, musicas, desenhos ou palavras que incentive a melhor condição da água em nosso planeta.





Um comentário:

Deixe o seu comentário.