Tema: Adaptando-se ao novo espaço
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança.
É também um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez e até mesmo para aquelas que já vão a um tempo. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.
É também um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez e até mesmo para aquelas que já vão a um tempo. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.
Objetivos:
-Facilitar o entrosamento e despertar espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e as crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos;
- Mostrar os direitos das criancas.
- explorar o novo ambiente.
Conteúdos:
Linguagem oral e escrita:
Conversas em roda temática(Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários), Minhas férias;
Crachá e cartaz com lista de nomes;
Alfabeto;
Histórias infantis;
Sondagem da escrita.
Mensagem inicio do ano.
Matemática:
Contagem oral;
Jogos;
Leitura de calendário;
Situações-problemas,
Medidas no ínicio do ano.
Música:
Canções populares;
inventando músicas;
brincadeiras cantadas;
músicas diversas.
Natureza e Sociedade:
Regras de convivência;
Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
A história de vida do aluno.
Artes visuais:
Pintura;
Desenho inicio das aulas
Recorte e colagem;
Dramatizações.
Movimento:
Brincadeiras e jogos.
Desenvolvimento:·
Acolhida- Receber as crianças com carinho e alegria;· Apresentações e dinâmicas de grupo;· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;· Atividades sobre valores, regra e combinados na escola;· Brincadeiras e jogos;· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;· Sondagem da escrita;· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são, contagem do calendário, etc).
ADOREI!!MUITO IMPORTANTE ESSE PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO DA TURMA.
ResponderExcluirParabéns é muito lindo seu blog!!! Obrigada por suas dicas e ideias tão criativas que nos auxiliam no dia a dia. JESUS abençõe grandemente sua vida...
ResponderExcluirParabéns, gostei muito do projeto e vou aproveita-lo pra usar na minha sala de aula.
ResponderExcluirENTRO EM DIVERSOS SITES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ASSIM COMO OS OUTROS O SEU TAMBEM É MUITO BOM.
ResponderExcluir