domingo, 31 de maio de 2009

Festa Junina


Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial(época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio daChina, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros(indigenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Educar...



Quando nascem, alguns começam a comer, outros não. Mais tarde, alguns vão cedo para a escola, outros não. depois, alguns ficam fora da escola, outros permanecem.

Ao longo de sua vida, uma criança brasileira, nascida entre os mais ricos, gastará com educação 80 vezes mais que uma criança nascida entre os mais pobres.

Aí está a explicação da desigualdade. Sua causa fundamental está no acesso à educação, porque, sem educação de qualidade , o cidadão não vai conseguir um trabalho que lhe renda um salário digno.
Alguns países dispõem de renda suficiente para distribuí-la quase independente da educação de seus indivíduos. O Brasil não tem renda suficiente para distribuí-la bem, mas tem recursos para educar todos os brasileiros. No país, a desigualdade é construída por políticas sociais que beneficiam uns mais que outros.
O caminho para eliminar a tragédia da desigualdade no Brasil está na garantia de que a educação de qualidade seja acessível a todos.
Nesse sentido, nós, professores, somos elementos vitais para o rompimento do círculo da pobreza. Para distribuir renda, é preciso pagar bem aos professores. Não apenas porque no Brasil somos dois milhões de educadores mal-remunerados, mas sobretudo, porque nenhum outro agente social produz mais igualdade do que um professor em sala de aula.
Porém, é preciso que tenhamos melhores condições de trabalho, livros e equipamentos, para que possamos desempenhar melhor nossa função de educar. Caso contrário, não teremos papel relevante na construção da igualdade.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Coordenação motora



Algumas sugestões para o desenvolvimento da coordenação motora grossa. Crianças pequenas gostam muito!


FANTASMA
Correr nas pontas dos pés, sem fazer qualquer ruído.


GIGANTE
Ficar nas pontas dos pés, estender os braços para cima e caminhar com passadas largas.


SACI
Dar voltas, pulando num só pé.


BONECO DE PANO
Amolecer o corpo, deixando os braços pendidos para os lados e andar completamente relaxado.


RELÓGIO
Afastar as pernas e inclinar o tronco ritmamente para um lado e para o outro, dizendo "tic-tac"


SOLDADO DE CHUMBO
Esticar bem as pernas e os braços e andar com o corpo "duro", fazendo movimentos exagerados com os braços.


CANGURU
Ficar em pé, com os joelhos ligeiramente curvados e os pés unidos. Levar os braços flexionados à frente, encostado-os ao tronco. Deixar as mãos relaxadas e caídas e dar longos saltos à frente , sempre com os pés unidos.

domingo, 24 de maio de 2009

Fique atento...

Simbolos da pedofilia
FBI produziu um relatório em Janeiro sobre pedofilia. Nele estão colocados uma serie de símbolos usados pelos pedófilos para se identificar.
Os símbolos são, sempre, compostos pela união de 2 semelhantes, um dentro do outro. A forma maior identifica o adulto, a menor a criança.
A diferença de tamanho entre elas demonstra a preferência por crianças maiores ou menores. Homens são triângulos, mulheres corações. Os símbolos são encontrados em sites, moedas, jóias (anéis, pingentes,...) entre outros objetos.



Os triângulos representam homens que adoram meninos (o detalhe cruel é o triângulo mais fino, que representam homens que gostam de meninos bem pequenos); o coração são homens (ou mulheres) que gostam de meninas e a borboleta são aqueles que gostam de ambos. De acordo com a revista, são informações recolhidas pelo FBI durantes as suas investigações. A idéia dos triângulos e corações concêntricos é a da figura maior envolvendo a figura menor, numa genialidade pervertida de um conceito gráfico. Existe um requinte de crueldade, pois esses seres fazem questão de se exibirem em código para outros, fazendo desses símbolos bijuterias, moedas, troféus, adesivo. Infelizmente, é o design gráfico ao serviço do mal.


SE VC VER EM ALGUM CANTO , DENUNCIE!!!!!!!!!
Achei muito interessante essa reportagem no Amoremensinar.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Tomatinho

Tomatinho vermelho,
pela estrada rolou
um grande caminhão veio
e o tomatinho esmagou,
pobre do tomatinho,
coitado do tomatinho ...
catchup virou, catchup virou.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Novas atividades

ÚMIDO SOBRE ÚMIDO:
MATERIAL:
- tinta guache
- pincel
- folha sulfite
PROCEDIMENTO:
Umedeça bem ma área papel. Sobre ela aplique a tinta, deixando que ela espalhe. Use várias cores e faça com que elas se fundam. Dê toques de luz aplicando o branco ou outra cor sobre a pintura ainda úmida.


PINTURA LAVADA:
MATERIAL:
- tinta guache branca
- nanquim de várias cores
- pincel largo
- cartolina
PROCEDIMENTO:
Sobre o papel, com guache espesso, pinte partes do desenho. Deixe secar bem. Depois pinte por cima com nanquim colorido. Com o nanquim ainda úmido, lave o papel, passando a mão levemente sobre a pintura. As partes em guache se soltarão, ficando a pintura em nanquim.

domingo, 17 de maio de 2009

Culinária

Oficina da gelatina



Para começar: Você vai precisar de 2 a 3 caixinhas de gelatina com sabores iguais ou diferentes, toucas, colheres, 1 vasilha, água e copinhos.
Depois leia a receita com as crianças e peça ajuda de todos sendo um de cada vez, quando estiver pronta coloque pra gelar e divirta-se com as crianças comendo e ensinando.

A cada semana pode ser trabalhado uma cor diferente, a higiene, colaboração,quantidades, sabores, sentidos, sendo que todos ajudam um pouquinho.
Essa atividade é muito legal desenvolvi com os pequetitos de 2 anos o ano passado.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Que lindo

Hoje é meu niver recebi este cartão, entre outros muito legal.

quinta-feira, 14 de maio de 2009


"Quem ri todo dia, vive feliz para sempre"

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Piolhos



Os piolhos são “bichos” muito pequenos , um inseto, de tamanho mais ou menos igual à da cabeça de um fósforo. O piolho tem seis pernas curtas, adaptadas para agarrar o cabelo.Os piolhos ficam agarrados ao cabelo, perto do couro cabeludo, onde encontram comida e aquecimento. São muito difíceis de encontrar porque têm a tendência de se esconder quando há uma mudança de cabelo, e também a cor deles é normalmente igual à cor do couro cabeludo.


Os piolhos põem seis a oito ovos por dia, que se colam aos cabelos dos indivíduos. Sete a dez dias depois de nascerem, deixam uma casca vazia, a que se dá o nome de “lêndea”. Estas têm cor pérola, e são mais fáceis de encontrar que os piolhos. Infelizmente as lêndeas são impossíveis de tirar quando penteamos o cabelo.


A fêmea do piolho pode pôr mais de 100 ovos, durante sua vida. Estes ovos ficam presos aos cabelos, perto do couro cabeludo, por meio de um material muito forte secretado pela fêmea. Eles chocam os ovos por aproximadamente 8 dias depois que são postos, e crescem aproximadamente até a fase adulta por 9 a 12 dias depois de chocar. Os piolhos adultos sobrevivem só por algumas semanas.
Em geral, uma pessoa infestada de piolhos terá menos que uma dúzia deles de cada vez vivos na cabeça, embora centenas de piolhos em crescimento, mortos e ovos sendo chocados podem estar presentes.
A transmissão ocorre pelo contato direto com objetos contendo os piolhos, tais como chapéus, escovas de cabelo, pentes, travesseiros, encostos de cadeiras, assentos de carros ou contato direto com pessoas parasitadas.
O controle convencional se faz pelo uso de “shampoos” ou loções próprias para o tratamento de piolhos. Deve-se sempre consultar um médico o qual indicará qual o melhor produto a ser utilizado.
O uso do pente fino, no mínimo uma vez ao dia, para retirar os adultos, e a catação de lêndeas são bastante eficazes no controle desses insetos.
Sintoma
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.
Conseqüências
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.É muito importante falar com os educadores da escola, amigos e família para os informar que encontraram piolhos.Não se deve ter vergonha de ter piolhos, porque estes não significam falta de higiene: os piolhos até preferem os cabelos limpos.“Os piolhos não saltam, não morrem na cama e podem visitar vários cabelos num só dia”.
Como tirar a lêndea, o ovo do piolho
Ferva 1 litro de vinagre com um punhado de sal. Deixe esfriar um pouco e, quando estiver morno, passe na cabeça. Lavar em seguida. Repita 5 vezes ao dia, durante dois ou três dias.
Dicas importantes:

Cada vez que você passar o pente fino no cabelo tem que lavar. Porque se você não fizer isso, corre o risco de contaminar uma região que não tinha piolho antes. - Depois de passar o produto e tirar piolho da cabeça da criança é preciso trocar a roupa de cama. E um detalhe: tem que lavar com água quente. E a fronha deve ser trocada todos os dias, durante pelo menos uma semana. Se a criança tiver bichinho de pelúcia é preciso catar piolho nele também! Lavar, passar álcool, tudo direitinho.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Pensamentos



"Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fábulas



A ABELHA CHOCOLATEIRA


Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! – gritava a rainha –
Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel...
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas arvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom... – gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! – esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela historia estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! – diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? – indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não...
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fabrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.


KATIA CANTON

sábado, 9 de maio de 2009

Dia das mães

POESIA: MÃE
Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração
Mãe solidão,
Mãe de muitos, mãe de poucos
Mãe de todos nós, mãe das mães
Mãe dos filhos
Mãe-pai: duas vezes mãe
Mãe lutadora e companheira
Mãe educadora, mãe mestra
Mãe analfabeta, sábia mãe
Mãe dos simples e dos pobres
Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm
Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos
Mãe dos que plantam e dos que colhem
Mãe de quem nada faz e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou
Mãe rica, mãe pobre
Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram
Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora
Mãe que abraça e afaga
Mãe presente, mãe ausente
Mãe do sagrado, mãe da luz
Mãe de jesus e mãe nossa
Mãe, simplesmente mãe.
autor desconhecido

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Atividades

PINTURA A DEDO COM CAIXA-DE-FÓSFOROS:
MATERIAL:
- tinta a dedo
- água
- pincel
- cartolina ou folha sulfite
- caixa de fósforos
PROCEDIMENTO:
Dilua a tinta com um pouco de água, aplique com um pincel a tinta sobre a caixa de fósforos e carimbe, formando desenhos.

TECNICA DO DOBRO:

MATERIAL:
- tinta a dedo
- folha de papel sulfite ou cartolina
PROCEDIMENTO:
Dobre a folha ao meio e abra novamente. Em uma das partes da folha faça uma pintura criativa com a pintura a dedo. Feche a folha e abra rapidamente, você verá que o desenho aparecerá em dobro.

DESENHO CEGO:

MATERIAL: - lápis - tinta guache - pincel - folha PROCEDIMENTO: Feche os olhos e desenhe com o lápis sobre o papel sem interromper o traço. Pinte com guache os espaços ou formas desenhadas. DICA: * contornar os desenhos com canetinhas hidrográficas.

RASPADO COM GUACHE:

MATERIAL: - tinta guache - aquarela - nanquim preto - folha - giz de cera PROCEDIMENTO: Fazer um desenho bem colorido, combinando o giz e cera com pinceladas de aquarela. Cubra com uma camada espessa de tinta guache. Espere secar e cubra com uma camada de nanquim preto. Deixe secar e desenhe com prego ou alfinete. Raspar partes do nanquim, fazendo aparecer áreas em aquarela, guache e em giz de cera.